Você teria coragem de mudar o nome da sua empresa?

Nicole Nagel | Maio 24, 2019

Dar nome a alguma coisa ou a alguém é uma tarefa difícil, mas bem comum, afinal somos mais de 7 bilhões de pessoas com nomes. Pergunte aí como foi feita a escolha do seu nome. Uma coisa é certa: senta que lá vem história. É impressionante como a escolha de um nome é cercada por motivos sentimentais, ora engraçados, ora emotivos. Fato é que, caso você não decida mudar o nome, ele vai te acompanhar para o resto da vida. Isso acontece no mundo corporativo também. O nome da sua empresa é tão importante quanto as boas ideias e ações que ela oferece ao mercado. É preciso se dar importância para que os outros também possam enxergar potência no seu negócio.

Dito isto, nós vamos contar sobre o trabalho que realizamos com uma gelateria há mais ou menos dois anos.

COMO SURGIU A IDEIA DE MUDAR O NOME

Nós já trabalhávamos com a gelateria há um ano, realizando trabalhos para as redes sociais da empresa. A relação com o cliente sempre foi excelente, de muita parceria, respeito e amizade. Nós tínhamos espaço para propor novas soluções e até sugerir a criação de um sabor ou outro (que difícil, né? rs).

Com a liberdade e confiança que conquistamos e com a identificação de alguns problemas diante dos planos futuros da empresa, recebemos a seguinte proposta do cliente:

“Vamos mudar o nome, marca e todo o visual da gelateria?”

O desafio era enorme e a resposta, ainda que cheia de receio, foi:

Não nos chamamos Revira por acaso. Bora fazer!

Foi uma loucura topar, porque além das dificuldade inerentes ao trabalho, ainda havia algumas importantes observações.

Algumas dificuldades do rebranding eram:

  • A gelateria já era conhecida na região e muito integrada ao lugar.
  • A mudança seria radical, porque o nome da gelateria era em finlandês e já sabíamos que era desejado uma nome brasileiro e simples.
  • A gelateria estava em pleno funcionamento, não haveria uma pausa para que tudo fosse realizado.

Uma pausa aqui. O mundo não pára para você planejar as suas mudanças. E este foi um ponto bem importante deste trabalho. A ideia era tornar o público parte do processo. Para isso, nada melhor do que mostrar as mudanças de maneira criativa e verdadeira, sempre com a narrativa de história real.

  • Por fim, atender as expectativas não ditas. Normalmente as pessoas não sabem o que querem, mas sempre querem. Talvez este seja o maior desafio. Ou seja, criar um novo nome e um novo design são tarefas, no mínimo, complicadas.

 

Não pense você que existe fórmula mágica. Não há.

Trabalhos assim são sempre difíceis e desafiadores. Mas cá entre nós, são bons demais. É muito legal olhar para trás e se sentir parte de algo tão importante e que, neste caso, transformou os rumos da empresa.

COMO FIZEMOS A MUDANÇA DO NOME

Fizemos um profundo estudo da marca, resgatando as origens e mapeando os desejos. Vimos que seria possível aproveitar muita coisa, sobretudo os valores, que já estavam bem traduzidos e percebidos pela equipe e público em geral. O novo nome deveria ser capaz de traduzir os objetivos, os sonhos e o agora.

Foram muitas conversas, aplicação da nossa metodologia de branding, post-it, escreve-apaga, até a criação de um nome que conseguisse traduzir de maneira vibrante a melhor gelateria que conhecemos.

De Tonttulakki Jäätelö para Fuê Gelateria foi um longo caminho percorrido. A mudança do nome, aliada a uma enorme disponibilidade para evoluir, mudar e se reinventar, colaborou para o alcance de resultados significativos em muito pouco tempo. Para se ter uma ideia, a mudança não tem nem dois anos e muitas coisas já foram conquistadas:

  • A Fuê é reconhecida como a principal empresa do ramo de gelateria do sul do Estado do RJ;
  • Quando o assunto é sobremesa e sorvete, a empresa é a número um em avaliações positivas e recomendações na região pelo Trip Advisor;
  • Três meses após a nova marca, a empresa foi em busca de um dos sonhos mapeados e inaugurou o Curso de Imersão em Gelateria, sendo hoje a 1ª Gelateria Escola do Brasil;
  • No primeiro ano do curso, 15 turmas foram formadas pela Fuê Gelateria Escola;
  • A empresa conseguiu um nome e design únicos, se tornando um destaque para o setor também com a sua linguagem comunicacional;
  • O nome é fácil de buscar no Google, fácil de lembrar,  simpático, diferente dos nomes de outras gelaterias e sorveterias, é abrasileirado, sonoro, representa os planos futuros da marca, entre outros motivos;
  • O crescimento em dois anos foi de 230% em relação aos anos anteriores (dados fornecidos pela empresa).

A Fuê é uma empresa única e nós temos o maior orgulho do mundo de fazer parte dessa história.

Além dos gelatos incríveis, a Fuê é um exemplo de como ser enorme mesmo sendo uma pequena empresa. Se você quiser acompanhar a marca, siga a Fuê no Instagram aqui.

Publicitária, responsável por colocar nomes nas coisas, criar uma sonoplastia para cada momento da vida e inventar manias que a gente ama.

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