Pequenas empresas precisam de branding, sim!

Nicole Nagel | Fevereiro 13, 2020

A gente defende isso com unhas e dentes. Branding é para todos que têm pretensões em seu negócios.

Nós temos muita sorte de contribuir no desenvolvimento do branding de pequenas empresas desde o início da nossa história. Criar linhas de argumentação para mostrar para pequenas empresas que é importante investir em valores intangíveis não é uma tarefa fácil. A verdade é que quando um trabalho envolve estudo, análise, estratégia e não um produto palpável, a tendência da maioria é relutar.

Eu, você, todo mundo busca soluções simples, rápidas e baratas. Quem nunca fez uma dietinha milagrosa que atire a primeira pedra.

É normal a gente não querer mergulhar no que dá trabalho. E sim, branding dá trabalho, exige dedicação e muita entrega. Mas o resultado é proporcional. Por isso, quando a gente consegue fazer este tipo de trabalho, a felicidade transborda por aqui. Então deixa eu contar como foi a experiência de ter contribuído com a marca Quintal Rural.

PRIMEIRO CONTATO COM A MARCA

Nós temos alguns parceiros que trabalham diretamente conosco, como a nossa querida amiga e designer preferida, Mariana Valle. Foi ela quem nos indicou para o Thiago, fundador e proprietário do Quintal Rural, um espaço criativo e inovador de agricultura orgânica, localizado em Penedo, Rj. Como nós já tínhamos clientes na região, o Thiago já conhecia o nosso trabalho e tratou logo de nos procurar. Engraçado como a conexão é imediata com algumas pessoas, né!? Conversamos bastante na ocasião para entender o que ele estava pensando em fazer ou que gostaria que a gente fizesse. A melhor resposta de todas foi: “Eu não sei, mas tenho certeza que vocês saberão o que fazer”. Foi assim que tudo começou…rs

O primeiro projeto que realizamos com a marca foi o Estudo Estratégico, passo inicial do branding. Precisávamos entender os bastidores da marca, até então não havia a definição de conceito e as estratégias ocorriam muito por feeling. Ou seja, precisávamos arrumar a casa antes de avançar, entendendo sua história, comportamento, metas, etc. É importante dizer que o Quintal Rural caminhava bem e só chegou ao ponto de precisar se “aprumar” porque o Thiago acreditou e fez a roda girar. Nós o admiramos muito e ele é sem dúvida uma grande inspiração pra gente.

Fizemos então o Estudo Estratégico e nele uma série de recomendações, dentre elas a mudança da identidade visual e a adoção de uma nova linha estratégica para a expansão da marca. Além disso, no estudo já definimos o briefing para que a Mari pudesse desenvolver a nova cara da marca. Foi lindo acompanhar tudo de pertinho e ver o resultado do novo visual do Quintal Rural.

CLIENTE SIGNIFICA PARCERIA POR AQUI

Algum tempo depois do estudo estratégico, o Thiago nos procurou novamente para que a gente desenvolvesse com ele o Plano Orientador de Comunicação, o nosso POC. No caso do Quintal Rural, o POC foi destinado para o posicionamento da marca no Instagram.

Assim como o estudo da marca, o POC faz parte da construção do branding.

É muito importante entender que branding envolve muitas etapas, mas principalmente coerência.

Por isso, no início do POC nós sempre fazemos uma análise do momento da marca para entendermos quais caminhos iremos seguir. No caso do Quintal Rural, tudo estava muito fresquinho ainda então foi fácil dar continuidade. Realizamos o Plano Orientador de Comunicação totalmente personalizado para a marca e, ao longo de pouco mais de um mês, colocamos em prática o que escrevemos para validar o material elaborado.

Podemos garantir que hoje o Quintal Rural se diferencia no mercado porque tem uma base visual de destaque, uma linguagem simples, eficaz e cativante, além, é claro, do impecável produto final oferecido pela marca ao consumidor.

QUINTAL RURAL

É lindo fazer parte do desenvolvimento de uma marca. É muito importante ter no mercado pequenas empresas preocupadas em investir em suas marcas. É assim que a gente inspira outras a fazer o mesmo.

Hoje a empresa é uma referência na região. Saber que lá atrás, no Estudo Estratégico, sinalizamos a importância e mostramos alguns possíveis caminhos para isso, dá um orgulho gigante. E, claro, obrigada Thiago. Você é um empreendedor nato e um ouvinte raro. Obrigada por acreditar que a gente seria capaz. Somos muita gratas.

Se você não conhece o Quintal Rural, clique aqui para saber mais sobre esta marca que nos dá muito orgulho. E se quiser acompanhar a marca, siga o Quintal Rural lá no Instagram. Além dos produtos orgânicos inesquecíveis, a marca é um exemplo de como ser enorme mesmo sendo do grupo das pequenas empresas.

Publicitária, responsável por colocar nomes nas coisas, criar uma sonoplastia para cada momento da vida e inventar manias que a gente ama.

Contato

  • 21 99573 2574
  • ola@reviraconsultoria.com.br
  • Nova Friburgo, Rio de Janeiro

Vamos conversar?

Horário de Funcionamento

Segunda à sexta de 9h30 às 19h

REVIRA ® 2020